quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Capadócia, Turquia

Capadócia é uma região lendária, "terra dos belos cavalos" (em tradução literal) e de civilizações milenares. O deleite do visitante começa logo no desembarque, quando se depara com uma região fora de todos os padrões que possam existir no planeta. Ninguém volta o mesmo depois de conhecer a Capadócia. O desafio está lançado!



A Capadócia é um dos principais destinos turísticos da Turquia, portanto, aventuras não faltam, a começar pela cidade de Göreme. A comunidade é o ponto de partida de qualquer exploração, já que a região foi construída a partir de escavações nos pequenos montes dentro de um vale de arenito. Ali, pessoas vivem dentro de pedras, literalmente. O passeio vale a pena.

Na sequência, escolha o Parque Nacional, sem dúvida a área mais pitoresca e popular da Capadócia. O local abriga igrejas e outras construções únicas, que, inclusive, foram tombadas como Patrimônio Histórico Mundial pela Unesco.

A experiência mais alucinante, porém, é um passeio de balão pela região. A 1,3 mil metros de altura, o visitante simplesmente não acredita na paisagem que está diante dos seus olhos.

Os pratos principais da comida turca combinam verduras com carnes (menos a de porco, que é proibido pela religião) e peixe. Vale experimentar também as cervejas turcas e o drinque Arak, feito com anis.

Entre os restaurantes, o Nostalji Restaurant (Gaferli Mah Kale Sokak) está entre os primeiros. O local oferece não só pratos deliciosos, como também uma bela vista para Göreme.

Em Sindados Village, está o Old Greek House, de arquitetura grega e menu diversificado.

Outra ótima escolha é o Topdeck Cave Restaurant (Hafiz Abdullah Efendi Sokak), especializado na culinária turca.

A principal característica são os vilarejos e vias estreitas, portanto, o comércio de rua é o alvo quando se tira o dia para compras. Tapetes e pashiminas são vendidos aos montes, por isso possuem preços interessantes, se comparados ao Brasil.

Não se preocupe se começar a sentir-se perdido nas lojas, principalmente de joias e suvenires. Os comerciantes gostam de mostrar gigantismo da mesma forma que adoram uma negociação. Em alguns casos, a pechincha pode acontecer até em português. Acredite se quiser!

A maneira mais fácil de chegar à Capadócia é sair do Brasil em um voo da Turkish Airlines com destino a Istambul. A mesma companhia é responsável pela conexão que leva ao Aeroporto Nevsehir, na Capadócia. Dependendo do tempo de espera no aeroporto, a viagem pode durar até 20 horas.

Visite durante os meses de primavera e outono, quando as temperaturas são mais amenas. O verão (de julho a setembro) é bastante quente, enquanto o inverno (de dezembro a março) é rigoroso. Fique atento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário