quinta-feira, 21 de junho de 2018

Canindé de São Francisco , Sergipe

Resultado de imagem para canindé de são francisco sergipe

Graças aos cânions de Xingó, a cidade de Canindé foi colocada no mapa turístico nacional. Isso aconteceu na década de 90, quando foi inaugurada a Hidrelétrica de Xingó que represou o Rio São Francisco, o que foi o fator que culminou no crescimento do leito do rio e, consequentemente nas formações rochosas em contato com os paredões de montanhas. Essa beleza da natureza é considerada hoje um dos sítios arqueológicos de maior renome do mundo.  
Resultado de imagem para canindé de são francisco sergipe

As águas mornas e extremamente verdes do rio chamam a atenção de quem se aventura pelos passeios. Diariamente visitantes param em Canindé para desbravar os cânions do Xingó, com direito a percurso na balsa sob o Rio São Francisco com petiscos e bebidas bem servidas, parada para banho no Porto do Brogodó e para captura de fotos bem próximo às rochas calcárias avermelhadas. O passeio continua em uma visita interna à hidrelétrica e com uma aula de história no Museu de Arqueologia do Xingó. 
 
Resultado de imagem para canindé de são francisco sergipe

Fazendo uma retrospectiva histórica, Canindé, na década de 30, era dividida em dois povoados: Canindé de Cima e de Baixo, situado entre morros. Após a construção da hidrelétrica, os nativos que ali moravam tiveram de ser remanejados para uma cidade planejada, nomeada de “nova Canindé”. A partir de então, a cidade Canindé de São Francisco ganhou destaque mundial pelo sítio arqueológico preservado. Hoje, a hidrelétrica é responsável por cerca de 25% de toda a energia elétrica consumida no estado sergipano.
Imagem relacionadaImagem relacionada

Os passeios são roteiros obrigatórios para os apaixonados por história e arqueologia e também para os turistas de aventura e amantes da natureza que podem se divertir em passeios de lancha, escuna e catamarã além de realizar trekking e mergulhos em águas cristalinas. 
Imagem relacionada

Resultado de imagem para canindé de são francisco sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário